Melissa 40 anos de história

Essa é a história da Melissa, uma marca de calçados e acessórios, feitos a partir do plástico. Interessante, não é? Nesse artigo, te convido a saber um pouco mais sobre os 40 anos de história da marca Melissa.

Tudo começou no início da década de 70, onde os irmãos Alexandre e Pedro Grendene fabricavam embalagens plásticas pra garrafões de vinho, até que em 1979, resolveram investir em calçados feitos a partir do plásticos.

A empresa gaúcha, fundada em Farroupilha, resolveu investir em sapatos feitos com matéria prima, utilizando o plástico. Após algumas tentativas, conseguiram Introduzir no mercado a Melissa Aranha, um modelo que foi inspirado nas sandálias de tiras usadas pelos pescadores da Riviera Francesa. O modelo foi um sucesso de vendas. Nos primeiros dois meses foram vendidas aproximadamente 200 mil pares de sapatos, chegando a 25 milhões de pares em um ano, foi um sucesso absoluto.

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Melissa Aranha de 1979

A Grendene utilizou a novela Dancing Days para promover a marca e consequentemente divulgar o produto, que era usado pela protagonista e atriz Sônia Braga. A ideia foi bem sucedida, tornando a sandália nacionalmente conhecida. Nos anos seguintes a marca ampliou sua linha de produção, com a incrementação de novos produtos. Em 1983 foi a vez de internacionalizar a marca, a grendene fez parcerias com grandes estilistas, afim de tornar a marca mundialmente conhecida, foram eles Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville. Confira abaixo os modelos:

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Em 1987, a Melissa desenvolve um novo design, o modelo Yes Brasil

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Melissa Yes Brasil

Nos anos 90, a marca transferiu a produção do Rio Grande do Sul para o Nordeste. Um processo de revitalização foi iniciado em 1994, depois de anos sem novos modelos. A estratégia utilizada no lançamento foi adaptada, com a contratação de uma nova celebridade, desta vez a modelo alemã Claudia Schiffer, para desfilar com exclusividade as novas Melissas.

Em 1996, parcerias com o designer canadense Patrick Cox resultaram em novos modelos

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Em 2002, foi a vez do brasileiro Romero Britto, collab, lúdica e colorida

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No ano de 2003 é lançada a coleção Melissa Plasticodelic durante a São Paulo Fashion Week. A marca desfila em parceria com o Alexandre Herchcovitch

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Em 2004 inicia-se a parceria com os irmãos Fernando e Humberto Campana, consagrada dupla de designers brasileiros conhecida internacionalmente como irmãos Campana

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Em comemoração aos 25 anos, é lançado o projeto Plastic.o.rama com Alexandre Herchcovitch e o publicitário Washington Olivetto, para uma Melissa Aranha 79. O resultado virou um livro e exposição no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.

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Surge em 2005, situada em São Paulo, a primeira Galeria Melissa

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Em 2008, a estilista Vivienne Westwood assina modelos ousados e irreverentes. Na imagem, a Melissa Mary Jane amarela e Lady Dragon Heart

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Em 2008, a Melissa também lançou um modelo assinado pelo designer Karim Rashid

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Em 2008 foi a vez da parceria junto à estilista londrina J.Maskrey lançando o modelo Ultragirl, com cristais Swarovski

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Em 2009, em comemoração aos 30 anos da marca, é lançado o perfume Melissa, em parceria com a Maison Givaudan, um dos maiores nomes de perfumaria do mundo. A fragrância traz um cheiro doce e frutado que lembra o cheirinho de chiclete dos calçados.

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Modelo Oxford assinado por Alexandre Herchcovitch, lançado em 2009

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No ano de 2010, a Melissa estabeleceu parceria com a arquiteta Zaha Hadid, que criou modelo estiloso para a marca

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No Inverno 2011, foi lançado o modelo de ankle boots sem salto, criado pelo designer e arquiteto italiano Gaetano Pesce

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Na mesma temporada de Inverno 2011, Jean Paul Gaultier volta a colaborar com a Melissa e cria uma sandália de salto fino e com diversas tiras

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Também na temporada de Inverno 2011 foi lançada a linha Mini Melissa Aranha, tendo como tema o livro “O Pequeno Príncipe”

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O ano de 2011 marca o início da parceria da Melissa com o estilista britânico Gareth Pugh

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E foi em 2011 também que o estilista Jason Wu assinou o modelo Melissa Lady Dragon

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Em 2013 teve início a parceria da Melissa com o atual diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld

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E em 2014 a Melissa lança o projeto Creatives, colocando no mercado uma flatform com solado tratorado

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2014 teve também o projeto One by One, composta por nove opções de estampas – combinações duplas de preto com bege, listrado e poás. Cada pé é vendido separadamente e o resultado são 81 possibilidades de combinações diferentes para compor um par de Melissa, com apenas nove modelos

Inaugurada em 2014, a Galeria Melissa Londres

Em 2016 foi estreiado a parceria com um dos maiores ícones da moda contemporânea, Jeremy Scott.

Um dos mais jovens e celebrados estilistas brasileiros se junta ao universo Melissa. Ao lado de Vitorino Campos, foi criado uma coleção de pura verdade.

Reconhecido por suas ideias de vanguarda, Edson Matsuo é o nome por trás da Melissa há mais de três décadas. “O design é uma ferramenta coletiva demolidora de impossibilidades”, costuma dizer. É assim que apoia as suas criações – segundo ele, calcadas em uma premissa: liberdade criativa. “Ela dá o tom em tudo na Melissa.”

Da união do plástico 100% reciclável com a tradição e cultura britânica, nasce Melissa + The Cambridge Satchel Co. Uma collab que marca a história, com bolsas de design icônico e a marca registrada da Melissa: o característico cheiro de chiclete.

Em 2017, a marca se juntou ao duo nova-iorquino Scott Studenberg e John Targon e foi criado algo inédito em Melissa + Baja East: trouxeram para o plástico a textura da python 100% cruelty free. 

Um projeto que nasceu com a missão de unir pessoas. Co-criar e ouvir mais vozes dentro do processo criativo. E que se transformou na collab Melissa + AWAYTOMARS, com três modelos inéditos e lançados durante a Lisbon Fashion Week. 

Um momento pra entrar na nossa história: em 2017, foi criado três modelos exclusivos para a marca liderada pela icônica Rei Kawakubo. Feitos especialmente para a temporada S/S ’18 da Paris Fashion Week, dois deles subiram na catwalk.

Inaugurada inicialmente em 2012, a Galeria Melissa Nova York foi reinventada em 2017. Mudou de endereço e ganhou novo projeto arquitetônico. Se instalou na 500 Broadway, pulmão do Soho, e incorporou espelhos e linhas convergentes que criam sensações dinâmicas e espaciais em um espaço feito para mudar, receber intervenções e instalações.

A Melissa e mais um grupo de cariocas cheios de ideias se unem. E, assim, começa o projeto Melissa Creatives. Conectando diferentes universos criativos, em 2018, transformamos um mundo plural em um novo acessório: o Melissa Wearable, que é pochete, niqueleira e porta chaves.

Em 2018, a Possession ressurge como uma volta no tempo, o legítimo jelly shoes reaparece em novos tamanhos e cores, para ganhar os corações nostálgicos e conquistar também os olhares inéditos. 

As tiras que carregam a expressão dos 90’s voltam para ficar.

Melissa / Rider fazem collab, que combina nostalgia e inquietude. Duas novidades mesclam inspirações de ambas as labels e traduzem a efervescência das ruas: Papete e Slide

Para o comemorar a parceria, um show aberto ganhou a Galeria Melissa São Paulo em 2018. Foram convidados Ludmilla, Duda Beat e Hiran para recriar a música Cheguei e fazer dessa collab, um hit.

Melissa lança collab com italiana 10 Corso Commo. E em 2018, passa a fazer parte da história Melissa.

Cinco lançamentos emblemáticos nascem dessa colaboração, sempre trazendo a estampa exclusiva inspirada na ID da brand.

Na catwalk do PFW de 2018, concretizamos uma nova colaboração. 

Marine Serre

Melissa Memories é um projeto que traz de volta as Melissas que marcaram época. A Aranha Quadrada, a Vixen e a Furadinha são algumas das vencedoras, da votação.

Em 2018 e 2019, juntos à catwalk para apresentar os lançamentos da collab Melissa / À La Garçonne

Em 2018, a collab Melissa / Mickey combina a fantasia do universo Disney ao estilo inquieto das ruas, carregando a essência atemporal e transformadora do cartoon.

Melissa / Hello Kitty traz a personagem e o laço característico para unir todas as formas de dizer hello.

Galeria Melissa São Paulo transformada em obra coletiva. Em 2018, foi criado uma instalação especial para marcar as novidades em crochet da collab Melissa / Campana

O projeto Melissa / Next, depois de 170 inscritos e mais de 5 mil votos, nasce a Revolution / Fiorella Gianini.

Em 2019, a Galeria Melissa São Paulo passou por uma repaginação.

A collab Melissa + FILA. Cinco lançamentos carregam os dois logos que percorreram a história do street: Pochete, Sneaker, Slide, Sandal e Rain Coat.

Diversas musas como Ana Paula Arósio, Malu Mader, Bruna Lombardi, Maitê Proença, Alessandra Ambrósio, Sabrina Sato dentre outras foram estrelas de campanhas da Melissa. Dentre as internacionais a que mais se destacou foi Cláudia Schiffer

Melissa é arte, moda e design. Mas também é sustentabilidade. 

A marca é cruelty free. E 100% recicláveis. Graças ao Melflex®, forma proprietária de PVC que ainda proporciona flexibilidade, conforto e resistência a cada par de Melissa.

Comprovando a preocupação em criar Melissas que não trazem materiais de origem animal em sua composição, foi criado o selo 100% Real Plastic. Ele passou a estampar a sola de nossos modelos em Mashup, nossa coleção Primavera/Verão ’16/17.

Mas o que torna a marca realmente especial, são as melisseiras.

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